domingo, 1 de maio de 2011

Segurança

      O SOLARIS apresenta quatro níveis de proteção: controle de login, controle de acesso aos recursos do sistema, segurança para desenvolvimento e distribuição de serviços e controle de acesso à rede física.
      O primeiro nível consiste em ferramentas que ajudam o administrador a controlar o acesso dos usuários ao sistema. Toda vez que o usuário vai acessar o sistema, é necessário fazer o log in. Esse controle consiste em verificar a identidade do requisitante mediante uma senha, o que identifica o usuário e o que ele tem permissão para fazer. Uma vez efetuado esse ingresso ao sistema, o usuário pode acessar os recursos que lhe estão disponíveis.
      O segundo nível habilita o administrador a controlar o acesso geral aos recursos do sistema, provendo ferramentas com as quais pode se configurar a segurança desse sistema, além de um recurso de auditoria usado para rastrear tentativas de acesso.
      No terceiro nível, existe a preocupação com a segurança para desenvolvimento e distribuição de serviços. O SOLARIS oferece a possibilidade da configuração dos privilégios de acesso a arquivos de acordo com a categoria do usuário, utilizando serviços de autenticação, autorização, privacidade e integridade de dados.
      O quarto nível controla o acesso à rede física. Em uma rede, além da ameaça externa, os usuários podem, acidentalmente, expor dados ou informações importantes. Para evitar que problemas dessa natureza ocorram, o SOLARIS viabiliza essa segurança mediante o Solstice Firewall.
      A proposta desse sistema de segurança de rede é permitir ou não a entrada de pacotes e controlar o tráfego entre diferentes departamentos de uma mesma organização, sempre de acordo com a política de segurança definida pela empresa. O Solstice Firewall provê um mecanismo eficiente de filtragem e um poderoso sistema de registro e alerta contra tentativas de violações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário