A Oracle informou que a versão 10 do sistema UNIX Solaris, produzido originalmente pela Sun, não será mais distribuída gratuitamente.
Esta semana, a empresa fez alterações na licença, garantindo que os usuários tenham que pagar uma quantia para rodar o sistema operacional que era gratuito, caso não fosse necessário o uso do suporte oficial.
Ben Rockwood, um dos colaboradores do projeto OpenSolaris, aponta em seu blog a mudança nos termos de uso que diz: “Seu direito de utilizar o Solaris adquirido como download está limitado a 90 dias de teste, a não ser que você adquira um contrato de serviço pelo software.”
Antes dessa mudança, os administradores só precisavam preencher uma ficha cadastral com um endereço de e-mail para então fazer o download do Solaris 10 com a licença perpétua de uso comercial.
A mudança não deve afetar totalmente o uso do OpenSolaris. O projeto continua ativo sob os termos da licença CDDL da Sun, mas a Oracle já avisou que ele não deve receber todas as atualizações. Além disso, a companhia está estudando novas formas de lidar com essa plataforma específica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário